Games

5 dicas para ser um bom streamer de games

Aprenda como tornar seu streaming mais interessante e atrair seguidores para suas transmissões de jogos na internet.

Assistir alguém jogando tem se tornado cada vez mais uma atividade frequente entre os fãs de games, tanto quanto jogá-los. Transmissões online são procuradas pelo público gamer para aprender mais sobre os últimos títulos, avaliar quais serão as próximas aquisições, relembrar games queridos ou simplesmente para entretenimento.

Com isso os streamers, jogadores que transmitem suas sessões em tempo real enquanto comentam o game e conversam com o público, já conseguem conciliar hobby com carreira: e muitos deles não só fazem transmissões por diversão como transformaram a atividade em profissão. Se você deseja se tornar um streamer profissional, ou simplesmente fazer amigos enquanto joga, essas dicas vão te ajudar a melhorar o seu canal e a conquistar o seu público.

1- Tenha uma boa conexão e equipamento

streming_2_publicdomain

O primeiro passo para fazer uma boa transmissão é garantir que ela ocorra sem complicações técnicas. Para isso, é importante ter um computador com uma boa placa de vídeo e processamento suficiente para o tipo de jogo que se deseja transmitir. Se sua máquina não for muito potente, é melhor evitar os lançamentos com gráficos de última geração e focar em games mais acessíveis ao seu equipamento, como retrogames.

Uma webcam não é obrigatória, mas a sua imagem reagindo ao game torna as transmissões mais atraentes. É importante também que sua webcam tenha uma boa imagem, mesmo que ela não tenha uma resolução muito alta. Deixar o cômodo em que fará a transmissão bem iluminado e posicionar a luz junto à webcam também ajuda a deixar a imagem mais clara. Se a qualidade do vídeo estiver muito ruim, o público pode perder o interesse na sua transmissão.

O mesmo vale para o som: priorize headsets, fones de ouvidos que costumam ter uma qualidade melhor na hora de gravar e transmitir sua voz. Se for usar o microfone embutido na webcam ou no computador, certifique-se de que ele está próximo o suficiente para que sua voz seja audível e use fones, para que o som do jogo não se misture com sua voz na transmissão.

Outro ponto crucial para um bom streamer é a conexão: dê preferência para a rede local, via cabos. Se você não tiver a opção de conectar seu computador dessa forma e precisar usar o Wi-Fi, é importante que a máquina esteja bem perto do modem.

2- Facilite para o público

A clareza é muito importante para conquistar seguidores assim que eles acessarem o seu canal. É importante que o nome do jogo que você está jogando esteja visível, assim como outros dados que você achar relevantes para aquela partida (como ano de lançamento, plataforma e até informações do canal como meios para doações). Você pode fazer uma imagem no formato .PNG com áreas transparentes para criar uma moldura ou um logo para a transmissão e sobrepor ela ao vídeo usando a própria plataforma de streaming. É fácil.

Além de deixar todas as informações importantes sempre visíveis, outra forma de facilitar a audiência do seu canal é não transmitir exclusivamente em Full HD, para não limitar seu público à pessoas com uma conexão capaz de suportar essa qualidade de transmissão. Se sua transmissão for em alta resolução, confira se existe uma opção habilitada para assistir em uma qualidade inferior.

3- Construa sua comunidade

A interação com os seguidores é a tarefa mais importante para o streamer. É preciso dialogar com seus seguidores, responder às questões, encorajar comentários e monitorar o tom usado pelos usuários durante as conversas. Lembre-se de relaxar e se divertir, mesmo com ocasionais ofensas: se você for muito artificial o público perceberá, e existe um grupo de usuários que implica com os streamers, principalmente os novatos. Responda com bom humor e siga jogando normalmente.

Além da interação durante as transmissões, mantenha uma presença ativa nas redes sociais e interaja com seu público em outras plataformas. As redes sociais são importantes para atrair novos seguidores e manter as pessoas informadas sobre a programação do seu canal. Lembre-se de moderar todos os seus perfis e coibir comentários agressivos ou inapropriados, para desencorajar que pessoas com esse perfil atrapalhem suas transmissões ou afastem seu público, prejudicando assim a formação da sua comunidade.

4- Defina um perfil e uma rotina

Plan Schedule Planning Planner Relax Concept

É muito importante tanto para streamers já experientes quanto para quem está começando definir uma identidade para seu canal. Estabeleça os tipos de jogos que irá transmitir, o tom que vai usar e a forma que irá interagir com seu público. Isso ajudará a criar um diferencial e atrair um público de nicho, que tende a ser mais fiel e a divulgar mais canais com os quais se identificam.

Além do perfil, uma rotina consistente nas suas transmissões é muito importante para fidelizar seus seguidores: escolha os dias e horários que irá transmitir e siga-os corretamente. Assim ficará mais fácil para o público se habituar com suas transmissões. Você pode fazer streamings extras em ocasiões especiais, é claro, desde que os divulgue apropriadamente e não negligencie seu horário rotineiro.

5- Monetize seu trabalho

Se o seu canal cresceu e você sente que ele tem potencial para render financeiramente, pode escolher entre diversas formas de ganhar dinheiro com seus streamings. Em plataformas como o Twitch e o YouTube Gaming, existe a opção de monetizar seus vídeos dentro da própria ferramenta. Nesse caso é importante prestar atenção na questão de direitos autorais: não use músicas que não são liberadas para utilização gratuita e pesquise se a detentora dos direitos do jogo que irá transmitir autoriza exibições monetizadas por terceiros (a Nintendo, por exemplo, não autoriza streamings monetizados de seus jogos). Caso contrário, seu canal pode ser denunciado e penalizado.

Outra forma de receber pelos streamings é fazendo transmissões pagas, em geral patrocinadas por desenvolvedoras e distribuidoras de games que têm interesse em ter seu material divulgado pelos streamers. Estabeleça um valor com base no seu número de seguidores e divulgue que está disponível para negociar esse tipo de streaming entre possíveis interessados.

Também é popular entre os streamers o formato de doação, em que os seguidores podem contribuir espontaneamente com seus canais favoritos. Tenha bom senso na hora de pedir doações: muita insistência poderá afastar seu público e ter o efeito contrário. Também é importante ser transparente em relação dinheiro arrecadado: nunca prometa compensações, como transmissões extras ou conteúdo especial, se não for capaz de cumpri-las de acordo.

Compartilhe esse artigo

Tópicos relacionados

Games

Leia também