Experiências Incríveis

Artista usa uma tecnologia de projeção facial 3D para criar uma pele digital

Deb Miller Landau iQ Managing Editor
projeção facial

Usando computação gráfica, projeções faciais e tecnologias de mapeamento, Nobumichi Asai cria um novo tipo de maquiagem digital que transforma um rosto humano em uma obra de arte.

A maquiagem tem o poder camaleônico de deixar um rosto lindo, atraente, sexy, engraçado ou bizarro. Conforme a arte da maquiagem evolui para a era digital, não demorará muito tempo até que as pessoas possam usar a tecnologia de projeção facial em 3D para colorir o rosto com qualquer coisa: de listras felinas a um couro de cobra, passando por cachoeiras estonteantes e buquês vívidos.

A arte experimental das projeções faciais criadas pelo artista e cientista japonês Nobumichi Asai transforma o rosto do ser humano em uma tela de pintura para a imaginação. As curvas e características do rosto viram uma paisagem irresistível para imagens animadas e caleidoscópicas.

Com unidades no Japão e em Londres, Asai e sua equipe da WOW trabalharam em  parceria com a Intel para mostrar como era possível combinar a arte com um processamento computacional potente para inovar ainda mais no campo das projeções faciais.

“O aspecto mais interessante da tecnologia é que ela transforma o impossível em algo possível”, diz Asai. “Quando começo a criar, a primeira coisa que faço é sentir algo que me traga inspiração”.

Asai usa o rosto humano assim como um cinematógrafo usa a tela do cinema. Rastreando os contornos exatos das feições de um modelo – nariz, boca, globos oculares, queixo e rosto –, Asai e sua equipe usam o rosto do modelo como uma tela para criar o que é basicamente uma maquiagem animada muito complexa.

Conhecendo os controles matemáticos do rosto, Asai consegue mapear suas animações digitais para que elas encaixem perfeitamente nas feições do modelo. A partir daí, aquele rosto pode virar uma máscara tribal, uma cachoeira de lágrimas, uma colagem de pedras – ou seja, qualquer tipo de pele digital programável.

projeção facial

“Desde o início dos tempos, os seres humanos enfeitam o rosto e ficam mais bonitos por meio da arte, das cores e das texturas”, explica Paul Tapp, diretor de tecnologia da Intel.

A experiência de Asai na área científica deixa ele ainda mais curioso sobre como a tecnologia pode transformar novas ideias em realidade.

“Asai usa tecnologias avançadas para decorar o rosto de uma forma natural e única. Esse artista trabalha com toda uma liberdade de expressão, usando o rosto como uma tela tridimensional que consegue enfeitar com um detalhamento que costumava ser impossível”, continua Tapp.

projeção facial

“Talvez seja ainda mais incrível ver que ele consegue cria uma animação na tela pela primeira vez”, comenta Tapp. “Asai combina essa técnica com recursos avançados de mapeamento facial para garantir que as animações encaixem no rosto com perfeição, seja qual for a posição atual ou a expressão do momento”.

De acordo com Tapp, a primeira coisa que Asai faz é gerar uma imagem do rosto do modelo em 3D. Após usar maquiagem para criar visuais diferentes, o artista registra esses looks usando uma técnica chamada fotogrametria. Então, Asai usa essas fotografias como uma base para criar os modelos em 3D.

É importante compreender como funciona o mapeamento completo da face em 3D. Do contrário, se o conteúdo for criado em apenas duas dimensões, a projeção ficará esticada e desagradável. A partir daí, Asai coloca alguns marcadores infravermelhos no modelo (que está sem maquiagem), por meio dos quais um conjunto de cinco câmeras infravermelhas conseguirá identificar e rastrear os pontos do rosto do modelo.

Um computador ultrarrápido – equipado com um processador Intel Core i7-6700K de 6a geração – processa os dados rastreados para que a pele digital possa ser criada como um encaixe e tenha expressões perfeitas de acordo com o rosto do modelo.

mapear face

“O nível de precisão que conseguimos calcular a partir dos algoritmos de mapeamento e o desempenho do PC ao criar a imagem correta de forma instantânea significam que acabamos conseguindo projetar essas “tatuagens virtuais” no rosto do modelo com uma veracidade que se assemelha muito à própria pele”, explica Tapp.

Na opinião de Asai, integrar a tecnologia à arte é uma forma inovadora e essencial de dar vida à natureza.

“O que mais me deixa feliz é ver a alegria e empolgação que as pessoas sentem quando veem o meu trabalho”, conta Asai. “Isso me faz querer criar algo ainda melhor”.

Nota editorial: Nesta série da Experience Amazing, a iQ explora como a tecnologia dos componentes internos possibilita experiências incríveis mundo afora. Vamos analisar como esses recursos computacionais são a base de novas experiências e descobertas nos mundos da ciência, manufatura, moda, esportes e entretenimento. Para saber mais sobre a tecnologia existente por trás dessas histórias, acesse o site Experience Amazing.

 

Compartilhe esse artigo

Tópicos relacionados

Inovação Tecnológica

Leia também

Read Full Story