Entretenimento

Com Intel, “Dunkirk” ganha experiência em VR

Em parceria com a Warner Bros e a Practical Magic, Intel forneceu sua tecnologia para criar um vídeo que é uma experiência em realidade virtual.

Quem conhece os filmes de Christopher Nolan sabe que o diretor, produtor e roteirista é capaz de criar experiências realmente incríveis para a tela grande. Em “A Origem”, sucesso de público e crítica, fez todo mundo sonhar junto com os personagens, enquanto em “Interestelar” deixou plateias inteiras intrigadas com os rumos do planeta em um futuro não tão distante. Além disso, vale sempre lembrar, Nolan é responsável por criar uma memorável trilogia para Batman. Em seu novo longa, “Dunkirk”, o diretor sai da ficção científica, mas continua deslumbrando a audiência. O filme que estreou em julho no Brasil é um épico da Segunda Guerra Mundial.

Para aproveitar ao máximo o longa de Nolan, a Intel fez uma parceria com a produtora do filme, a Warner Bros, e também com a empresa Practical Magic para criar uma nova experiência em realidade virtual, chamada de VRE (sigla em inglês para Virtual Reality Experience) e assim promover o filme. O vídeo está disponível de graça para várias plataformas de realidade virtual.

O vídeo em VRE dá ao espectador a chance de estar nas três principais perspectivas do filme: terra, mar e ar. O conteúdo feito em alta resolução traz alguns trechos do filme em 360º. Para a realização deste vídeo promocional foi necessário um trabalho intenso de pós-produção.

Em uma pós-produção convencional voltada para experiências imersivas, todo o trabalho é otimizado para as resoluções HD ou 4K. Mas no caso da VRE, os times trabalharam 40 vezes a resolução HD. Isso significa que todo o equipamento usado no processo precisava ter uma eficiência acima da média e rodar as imagens de maneira limpa e fluída. Para que isso ocorresse, a Practical Magic escolheu o software e o hardware produzido por Intel. Nesta experiência em realidade virtual foi utilizado o Dell M1000E com o processador Intel Xeon para produzir as tais imagens de alta resolução e nenhum travamento.

Para conseguir atingir os efeitos visuais desejado, os produtores utilizaram a rede da Intel para aumentar a velocidade de armazenamento. O fluxo de trabalho foi aprimorado pelas estações de trabalho da Dell, parceira nesta ação, que garantiram acesso em tempo real ao material em alta resolução ao longo de toda a pós-produção. Além disso, experiências de conteúdo premium, como é o caso deste vídeo em VRE, exigem segurança na nuvem. Por isso, a Intel colocou à disposição da equipe sua tecnologia, que protege o conteúdo em dispositivos, redes e servidores sem atrapalhar a experiência do usuário, neste caso, das pessoas que estavam trabalhando no conteúdo. Em resumo, a criação de “Dunkirk VRE” exigiu os melhores equipamentos, softwares e técnicas para acompanhar os requisitos criativos e o cronograma de um dos cineastas mais talentosos e celebrados de Hollywood. E não para qualquer um estar à altura de Christopher Nolan.

Sobre o filme “Dunkirk”

Com orçamento de US$ 150 milhões, o filme “Dunkirk” conta a história da evacuação da cidade de Dunquerque, na França, durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, 340 mil soldados aliados foram evacuados sob intenso bombardeio do exército nazista, entre 26 de maio e 4 de junho de 1940.

Christopher Nolan, que também escreveu o roteiro, decidiu fazer o longa a partir de três perspectivas: no ar (com aviões), na terra (praia) e no mar (a evacuação pela marinha). O elenco conta com atores renomados como Tom Hardy, Kenneth Branagh e Mark Rylance, além da participação de Jack Lowden, Aneurin Barnard e até Harry Styles, da banda “One Direction”.

Mesmo faltando muitos meses para o Oscar, o longa já começa a ser apontado como candidato em diferentes categorias, já que a repercussão positiva tem sido quase unânime. Roger Moore, do Movie Nation, deu nota máxima ao filme e disse: “grandes diretores fazem grandes filmes. E com ‘Dunkirk’, Christopher Nolan fez a sua segunda obra-prima”. Chris Nashawaty, do Entertainment Weekly, afirma que Dunkirk é o melhor filme do ano até o momento.

 

Compartilhe esse artigo

Tópicos relacionados

Entretenimento Inovação Tecnológica

Leia também

Read Full Story