Inovação Tecnológica

A indústria da música torna-se virtual

Kristin Houser Writer & Editor, LA Music Blog
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A emoção da música ao vivo não é mais apenas para quem possui ingresso, já que a realidade virtual transporta tudo, desde festivais até vídeos de música, para uma nova era.

Com 2016 sendo anunciado como o ano da realidade virtual (RV), a velha frase “você tinha que estar lá” pode tornar-se coisa do passado para os fãs de música.

Agora que a RV na indústria música está acessível para todos – por intermédio de óculos de realidade virtual econômicos como o Google Cardboard até os vídeos de música em 360 graus – as empresas de todas as áreas de entretenimento estão encontrando maneiras de incorporar a tecnologia. Os fãs de música têm agora acesso sem precedentes a festivais, concertos e eventos de música exclusivos.

RV na indústria da música

“Finalmente nos encontramos em um ponto em que a RV está de fato acessível a qualquer pessoa que tenha um smartphone”, explicou Manick Bhan, fundador e CEO da Rukkus, um mercado secundário de ingressos que usa RV para aprimorar a experiência do cliente.

“Muitas das barreiras ao uso de RV no dia a dia foram eliminadas, já que todos agora carregamos computadores em nosso bolso.”

Festival de música e arte de Coachella

No festival de Coachella realizado em abril último, os organizadores fizeram parceria com a Vintage.tv para proporcionar, tanto a quem fosse ao espetáculo, quanto aos fãs que não tivessem pulseira, uma maneira nova e melhor de aproveitar a festa.

Coachella VR Screenshot 2

Os portadores de ingresso recebiam headsets de realidade virtual especiais de papelão que eles poderiam conectar ao aplicativo oficial de RV de Coachella para aproveitar as experiências em 360 graus a partir de qualquer ponto da área do festival em Indio, assistir a vídeos que exibiam os artistas que iriam se apresentar e participar de experiências de RV criadas por outros participantes do Coachella.

Os fãs que não pudessem comparecer ao festival poderiam baixar o aplicativo e usar seus próprios óculos de realidade virtual ou comprar um headset de VR de Coachella por intermédio da webpage do festival.

Além de aumentar a experiência visual dos fãs de Coachella, o festival também oferecia ao público a opção de aperfeiçoar sua experiência auditiva comprando auriculares do Here Active Listening, que ofereciam experiências auditivas exclusivas, otimizavam as pré-definições para etapas específicas do festival e filtros de áudio especiais via o aplicativo de Coachella.

Coachella VR Screenshot

EDMtv

O EDMtv foi lançado no canal XETV da DirecTV em março de 2016. Os programas com roteiro, baseados em música eletrônica para dançar (EDM), documentários, notícias no estilo telejornal e cobertura de eventos são reforçados por um robusto componente de RV.

EDMtv logo

“Uma parte muito importante da EDM são os visuais — mapeamento das projeções, painéis de LED, iluminação incrível — tudo criado por artistas de 3D excepcionalmente talentosos que criam a ilusão de movimento nos palcos e nas tendas,” disse Daniel Knox, Diretor Executivo de Realidade da EDMtv,

“Estamos suprimindo o intermediário de realidade e indo diretamente para a realidade virtual.”

Os usuários da EDMtv podem comprar ingressos virtuais, pacotes gravados ou passes para temporadas para poderem acessar conteúdo de televisão ao vivo, vídeos de música por demanda, vídeos de música 360 graus em 3D e festivais de música em 360 graus gravados.

YouTube

O YouTube duplicou a RV no Nab Show ocorrido em abril, anunciando planos para lançar streaming ao vivo em 360 graus e áudio espacial para a plataforma, apenas um ano após lançar o suporte para vídeo em 360 graus,

Os espectadores de streaming de vídeo ao vivo já podem ver diferentes ângulos de um feed em tempo real, quer seja deslocando seu telefone (se estiver usando o aplicativo do YouTube em um smartphone) ou movendo o mouse (se estiver assistindo via YouTube.com ou um vídeo embarcado no Chrome).

A nova funcionalidade de áudio espacial do YouTube contribui para essa experiência virtual imersiva.

“Assim como assistir a um concerto em 360 graus pode proporcionar uma experiência imersiva inigualável, o áudio espacial permite ouvir como se ouve no mundo real, onde a profundidade, a distância e a intensidade desempenham suas funções.” escreveu Neal Mohan, Diretor Executivo de Produto do YouTube em uma postagem de blog.

Em breve, os criadores de conteúdo de todo o planeta poderão testar, eles próprios, as tecnologias de streaming ao vivo e áudio espacial do YouTube. As tecnologias estão sendo integradas a todos os YouTube Spaces espalhados pelo mundo.

Rukkus

O Rukkus, mercado secundário de ingressos, criou a primeira plataforma de comércio eletrônico que permite aos fãs de música e esportes efetuar compras de bilhetes com o auxílio da RV.

Rukkus Seat360

Os usuários entram no aplicativo da empresa e escolhem um assento que estejam interessados em comprar.

Deslocando seu smartphone como fariam com uma câmera, eles podem visualizar todo o local antes de efetuar a compra de um bilhete.

Hollywood Bowl Screenshot

Diferentemente do StubHub, que mostra aos clientes renderizações em 3D do local a partir do assento selecionado, o Rukkus usa fotografia real.

“A fotografia real ajuda a eliminar qualquer dúvida que o fã possa ter ao olhar para a visão de um assento”, explicou Bhan.

A RV já está mudando tudo acerca do modo como os fãs desfrutam da música – e a revolução virtual está apenas começando.

“Pense em quando você teve seu primeiro tocador de MP3/CD/cassete e saiu pela rua usando seus fones de ouvido, sabendo que era o único a ouvir aquela música, mas vendo o mundo por um prisma ligeiramente diferente por causa disso,” disse Knox

“À medida que a realidade virtual adota a música e a música adota a realidade virtual, estamos preparados para tudo isso, mas com o som muito mais alto. Apertem os cintos.”

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