Experiências Incríveis

Metamorfose da Moda: Conheça o Vestido Borboleta

Deb Miller Landau iQ Managing Editor
Butterfly Dress

Dupla de design da Turquia cria vestido que contraria qualquer moda que você já viu até agora.

Equipadas com pistolas de cola em um estúdio generosamente iluminado em Istambul, duas irmãs lutam com um monte de plumas azuis. Diante delas, um manequim sem cabeça usa um elegante vestido prateado enfeitado com plumas e dezenas de borboletas de tecido azul. As plumas estão caindo e a mulher cuidadosamente as cola enquanto ajeita meticulosamente as borboletas, preparando-as para voar.. Parece uma cena elementar para designers de alta costura e é fácil de imaginar essas irmãs, quando meninas, desmanchando uma echarpe de plumas para brincar de se arrumar. Apesar do caos criativo que está ocorrendo, este Vestido Borboleta é um projeto bem orquestrado que pode mudar a maneira das pessoas abordarem a moda. "Trata-se de um vestido inteligente", disse Ezra Çetin, que junto com sua irmã, Tuba Çetin, comanda a marca de design Ezra+Tuba. O vestido, confeccionado com luxuoso jacquard entrelaçado com fibras de Lurex metálico, é adornado com cerca de quarenta borboletas. Integrado ao vestido, há um sensor de proximidade que permite que as borboletas reajam a estímulos externos. "Ele é capaz de detectar a presença de uma pessoa que se aproxima", explicou Ezra. A princípio, as borboletas batem as asas lentamente, depois com mais intensidade, sempre que uma pessoa se aproxima. Finalmente, as borboletas podem debandar em massa, em um voo sensacional desencadeado pela aproximação da pessoa ou via um dispositivo móvel que se comunica com o vestido por uma rede sem fio. O Vestido Borboleta encaixa-se na nova tendência de tecnologia vestível da moda mecanizada. Os recentes produtos e protótipos estão fazendo de tudo, desde aumentar o desempenho dos atletas, captar o suor e ler a biometria, até imitar a natureza e usar patas de aranha para impedir que os indesejáveis da festa se aproximem. "Adoramos brincar com tecidos, designs, cores, movimento e estética, mas o futuro do vestuário, como o conhecemos hoje, vai mudar", disse Tuba. "Para fazermos parte desta mudança, precisamos de tecnologia." Cagri Tanriover, engenheiro de desenvolvimento de software do escritório de Istambul dos laboratórios da Intel na Europa, trabalhou com Ezra+Tuba para encontrar uma maneira de integrar a tecnologia a um novo design. No início foi uma conversa estranha — engenheiros tentando trabalhar com designers de moda — mas, após muito brainstorming e tentativa e erro, Tanriover disse que não foi preciso muito tempo para as coisas se encaixarem.
INCOH30996_ButterflyDress_14529
Cagri Tanriover da Intel realiza um teste de tecnologia no Vestido Borboleta.
"O vestido é acionado pelo módulo de computação Intel Edison", disse Tanriover, explicando que o Edison é basicamente um computador — só que é menor do que uma caixa de fósforos. "Apenas não possui todos os periféricos, como teclado, monitor, etc." Ele explicou que a tecnologia pode ser programada para executar tarefas definidas pelo usuário e que possui recursos sem fio e portas de entrada/saída que lhe permitem conectar-se a coisas como servidores e sensores. "O espectro de coisas e de aplicações que se pode fazer com o Intel Edison é infinito", acrescentou. "Não é preciso ser engenheiro, basta ter espírito de criador."
butterfly-dress-ET-couch
Tuba (à esquerda) e Ezra Çetin no estúdio em Istambul.
Ezra e Tuba herdaram de seus pais o amor pelo design. Ambos trabalhavam na indústria têxtil e ensinaram a suas meninas a importância de criar ideias novas, assumir riscos e perseverar. "Nossa primeira coleção, em 2006, era tão pioneira que todos ficaram chocados", falou Tuba, que transporta seu amor pela moda e o design para a operação, enquanto Ezra, uma pintora talentosa, imprime um senso de arte. Ambas estudaram tecnologia têxtil e design industrial e encontram inspiração na ficção científica. "Acreditamos que a ficção científica seja uma excelente incubadora de ideias e que o futuro seja um tema em constante evolução no mundo da moda", disse Ezra. “Filmes como Guerra nas Estrelas, O Quinto Elemento, Matrix, Tron, Aeon Flux ou recentemente Jogos Vorazes e Ex Machina: Instinto Artificial são excelentes fontes de inspiração e oferecem uma nova percepção sobre como podemos integrar mais funcionalidade a nossas vestimentas."
IMG_9959 Vogue Turquia
As irmãs Tuba e Ezra Çetin, da marca de design de moda Ezra+Tuba, fotografadas por Baran Akkoyunlu
As irmãs dizem que foram as primeiras designers turcas de moda pronta para usar a apresentar suas coleções em semanas da moda de Paris. Também apresentaram coleções em Milão e farão desfile em Dubai ainda este ano. Sua formação acadêmica exerce forte influência sobre seus designs singulares do ponto de vista de arquitetura. "A cultura anatoliana é como pergaminho", disse Ezra, referindo-se à sua terra natal, o coração da Turquia moderna, incrustrada entre a Europa e o Oriente Médio. "Muitas civilizações diferentes podem ter passado, mas seus tesouros imensos permanecem para sempre em nossa cultura — em tudo, desde nossas tradições, nossa arte, até nossa vida diária." A fusão da moda com a tecnologia é mais do que uma tendência para essas designers. Os futuros projetos incluirão o uso da obtenção de energia cinética para armazenar a eletricidade produzida pelos movimentos de uma pessoa e criarão tecidos que mudam de cor e de padrão e que utilizam modelagem e impressão em 3D para criar a moda personalizada. "Esperamos nos tornar a primeira marca de design de luxo do mundo a realmente empregar os conceitos de tecnologia vestível em nossas coleções como um todo, não apenas uma única vez ou por uma temporada", explicou Ezra. De volta ao estúdio, depois que a cola secou, uma modelo ajeita-se dentro do vestido. As borboletas estão presas e prontas. É impossível perceber o módulo de computação Intel Edison oculto sob a almofada do ombro. A modelo faz um movimento e sinaliza a liberação: as borboletas voam. Metamorfose realizada. Nota editorial: Nesta série da Experience Amazing, a iQ explora como a tecnologia dos componentes internos possibilita experiências incríveis mundo afora. Vamos analisar como esses recursos computacionais são a base de novas experiências e descobertas nos mundos da ciência, manufatura, moda, esportes e entretenimento. Para saber mais sobre a tecnologia existente por trás dessas histórias, acesse o site Experience Amazing. O post Metamorfose da Moda: Conheça o Vestido Borboleta apareceu primeiro no iQ by Intel.

Compartilhe esse artigo

Tópicos relacionados

Fashion

Leia também

Read Full Story