Inovação Tecnológica

O que é a sexta geração e o que ela tem a te oferecer?

Processadores da sexta geração da Intel são mais rápidos, cheios de recursos de segurança integrada e ainda mais compatíveis com o Windows 10.

Você pode até não saber, mas seu mais novo computador ou seu próximo notebook é parte da Era Skylake. Skylake é o nome da microarquitetura com manufatura de 14 nanômetros da Intel, a qual, por sua vez, é o ponto de partida da 6ª geração de processadores da empresa. Como é de se esperar de qualquer evolução, a 6ª geração dos processadores Intel Core oferece desempenho melhorado e novas experiências com menor consumo de energia. Além disso, ela amplia o leque de designs possíveis para os dispositivos em que estará embarcada: tablets, computer stick, dispositivos 2 em 1, all-in-one com 4K e as novas workstations móveis.

Os membros da sexta geração

Nessa nova família do processador Intel Core, os processadores Intel Core M passam a incluir as diferentes classificações da marca Intel Core: m3, m5 e m7. O objetivo é oferecer opções mais numerosas e claras para o usuário na hora de escolher o dispositivo baseado no processador Intel Core M que melhor atenda às suas necessidades específicas. Além disso, há um novo processador quad-core Intel Core i5, que oferece um desempenho multitarefa até 60% melhorado.

Já a família do processador Intel Xeon E3 passa a equipar também uma série de workstations móveis, enquanto a sexta geração de processadores Intel vPro é voltada para negócios e empresas. Mais de 48 processadores com a Intel Iris e Iris Pro Graphics fazem parte dessa nova geração, que possui foco também na Internet das Coisas. As indústrias de varejo, médica, industrial, vigilância e segurança digital se beneficiam das melhorias dos novos processadores e contam com designs de Internet das Coisas da borda para a nuvem.

xeon-e3
Microarquitetura Xeon e3

As melhorias da sexta geração

Os novos processadores oferecem melhorias significativas no desempenho gráfico, como a capacidade para criação e reprodução de conteúdo 4K. A nova tecnologia Intel Speed Shift melhora o tempo de resposta de sistemas móveis para que as pessoas possam, por exemplo, aplicar um filtro em uma foto até 45% mais rápido.

Outra novidade desta nova geração de processadores da Intel é que ela possui uma SKU “K” móvel que é desbloqueada para habilitar o overclocking com ainda mais controle por parte do usuário. Também na era Skylake mais dispositivos contam com a tecnologia Thunderbolt 3 para USB Type-C, habilitando uma porta compacta que faz de tudo: transfere dados e energia.

A câmera Intel RealSense também está disponível em diversos produtos equipados com a sexta geração. Graças a essa câmera, os equipamentos podem oferecer novas capacidades de reconhecimento de profundidade e experiências envolventes que permitem que as pessoas façam coisas como tirar e compartilhar selfies 3D, digitalizar e inserir objetos, fazer impressões 3D e remover e alterar facilmente a imagem de fundo durante um chat com vídeo.

hp-envy
Computador HP Envy com câmera RealSense 3d.

Com a 6ª geração, a Intel também avança no projeto sem fios para fornecer experiências para telas wireless disponíveis atualmente com a Intel WiDi ou Pro WiDi. Esta tecnologia permite que as pessoas compartilhem facilmente o conteúdo de seus computadores para uma TV, monitor ou projetor sem a bagunça de cabos ou de adaptadores.

Integração com Windows 10

A nova família Intel Core ajuda a otimizar os recursos do Windows 10, da Microsoft, tais como Windows Cortana, assistente pessoal por voz em fase de implementação em português, e Windows Hello. Dispositivos com a Intel RealSense Câmera pareada com o Windows Hello permitem que o usuário faça o login usando o reconhecimento facial ao invés de uma senha de números e letras. Já a tecnologia True Key da Intel Security também está disponível em diversos sistemas baseados na 6ª geração para fornecer uma experiência segura para a autenticação em dispositivos e websites sem a necessidade de lembrar a senha de cada site. Além do reconhecimento facial, o usuário pode optar por usar também um leitor de impressão digital ou, ainda, por outros dispositivos conectados a conta.

Os números da sexta geração

Existem mais de 500 milhões de computadores em uso atualmente com 5 anos de uso ou mais. Eles demoram para ligar, as baterias não duram e, desta forma, os usuários não conseguem aproveitar todas as novas experiências disponíveis atualmente. Veja abaixo os números da sexta geração:

  • até duas vezes e meia o desempenho de um PC de 5 anos;
  • o triplo de duração de bateria comparando com um PC de 5 anos;
  • bateria que dura o dia inteiro: 10 horas;
  • gráficos 3D que são 30 vezes melhores em comparação com um PC de 5 anos;
  • dispositivos com metade da espessura e do peso;
  • inicialização mais rápida: 0.5 segundos.

Compartilhe esse artigo

Tópicos relacionados

Inovação Tecnológica

Leia também

Read Full Story