Inovação Tecnológica

Portabilidade e performance: o 2 em 1 na vida do youtuber André Pilli

YouTuber que preza pela qualidade de imagem e de som do que produz, André Pilli utiliza o 2 em 1 no trabalho e valoriza alta performance.

O youtuber André Pilli tem a missão de entreter os mais de 370 mil inscritos em seu canal. As dezenas de vídeos publicados desde 2012 já renderam mais de 29 milhões de visualizações na plataforma, tornando Pilli um dos principais produtores de conteúdo sobre tecnologia no YouTube do Brasil. Da criação, roteirização até à finalização e a edição, o youtuber precisa de um computador de alta performance para executar bem cada passo — e os computadores 2 em 1 fazem parte do seu processo de trabalho.

É claro que a vida de youtuber de tecnologia se confunde com os mais variados gadgets. O primeiro contato de Pilli com dispositivos é de manhã, com o celular, mas ele logo passa para o computador e para o trabalho. Ele explica que até muda de máquina quando para de trabalhar, mas continua no computador. “Costumo jogar bastante e acabei de montar um setup para games”, conta ele, que também é gamer.

“Sempre joguei bastante, mas usava muito no console. E eu não conseguia explorar o jogo em sua totalidade”, afirma. Foi buscando uma experiência mais completa em games que o youtuber migrou dos consoles para o computador. Presente em muitos 2 em 1, a 6ª geração do processador Intel Core M, por exemplo, oferece o desempenho necessário para jogar games convencionais para PC, como o “World of Warcraft”, em full HD, com 40 fps mesmo nos produtos sem cooler.

Além de performance para rodar jogos de maneira fluída, Pilli valoriza telas maiores, já que é alto e tem mãos grandes. “Como a tela grande não é sinônimo de algo pesado e para mim é algo essencial, priorizo bastante na hora de escolher uma máquina”, completa. “Hoje é possível fazer streaming de qualquer tipo de conteúdo. Temos computadores com tela 4K e isso cada vez mais vai ser a norma. E o legal é que ainda temos a possibilidade da portabilidade”, afirma ele, lembrando que também usa o computador para ver séries ou filmes.

O universo 2 em 1 traz possibilidades para quem busca performance para entretenimento ou trabalho. Além de serem finos, possuem baterias de longa duração e entregam gráficos de qualidade. Tudo isso com uma portabilidade que traz mais agilidade para o uso dos computadores. Pilli, por exemplo, presenteou seu produtor com uma máquina 2 em 1. “Ele usa a mobilidade do laptop para ficar em pé e bater o roteiro comigo enquanto estou gravando. E quando precisa sentar para trabalhar, ele converte a máquina em laptop tradicional”, explica.

YouTuber: a necessidade de muita performance
Em seus vídeos, Pilli conta um pouco sobre o seu dia a dia, além de mostrar quais equipamentos utiliza para produzir o seu conteúdo. Em um dos seus vídeos mais populares, Pilli faz um unboxing — quando a pessoa mostra um novo produto ou equipamento direto da caixa — de mais de US$ 30 mil em equipamentos.

A criação de vídeos do youtuber leva muito em conta o retorno da sua comunidade de fãs. “Temos um processo de inteligência para entender o que está reagindo bem e tentamos agir em cima disso”, explica. Depois, o sistema de produção continua com captação, edição e finalização. Além do seu canal principal, ele também tem outro, direcionado apenas a games, chamado PilliPlays, com a maioria dos vídeos sobre “Overwatch”, game que atualmente joga.

Pilli ressalta a importância de um computador bom para um youtuber. “O processo criativo da edição depende muito de um processo fluído, sem gargalo. E quando você está editando e é interrompido por uma tela de loading, isso acaba prejudicando todo o processo criativo”, afirma.

Para ele, ter um processador de alta performance pode ser a diferença entre o profissional e o amador. “Às vezes um cliente está pedindo a entrega de algum vídeo patrocinado ou até mesmo um vídeo nosso do canal, logo, é necessário ter um workflow rápido. É essencial para qualquer profissional sério”, completa. Atualmente, boa parte dos 2 em 1 encontrados no mercado oferecem no mínimo duas vezes mais desempenho para vídeo, edição de fotos e navegação na web do que um computador de cinco anos de idade.

Quando perguntado sobre o que espera de uma máquina, Pilli fez questão de dizer que as pessoas subestimam o valor do computador. “As pessoas encaram como mais uma coisa na vida delas”, conta. Para ele, um computador deve ser uma ferramenta que facilita processos no dia a dia. Logo, deve ter alta performance para que os usuários consigam jogar, trabalhar e se entreter na máquina. Além disso, a portabilidade do 2 em 1 é mais um facilitador do dia a dia.

Compartilhe esse artigo

Tópicos relacionados

Inovação Tecnológica

Leia também

Read Full Story