Experiências Incríveis

Thud Rumble reinventa o Toca-Discos

Thud

DJs profissionais fizeram mágica com a música utilizando o prato giratório tradicional por mais de 100 anos, mas uma equipe ousou transformar esse instrumento tradicional para a era digital. 

Para a Thud Rumble, uma empresa de gerenciamento de mídia da área da Baía de São Francisco fundada por Ritchie “Yogafrog” Desuasido e Richard “DJ Qbert” Quitevis, a criação de batidas dignas de boogie é tarefa para vários músicos.

"Sinto-me como um sonhador. Penso no conceito e acredito que um dia esses sonhos poderão tornar-se realidade," explicou Desuasido, que atribui a Rich Johnson (também conhecido como DJ Hard Rich) a engenharia das suas ideias extravagantes para torná-las realidade antes de passá-las para seu parceiro.

"Levamos todas essas coisas para nosso mágico, que é Qbert, e ele realmente realiza a magia e cria maravilhas."

Como exatamente um DJ profissional faz mágica? Segundo a equipe do Thud Rumble, é com o instrumento musical definitivo: o prato giratório.

"Nós crescemos naquela época em que o [the turntable] fazia parte das armas que o hip-hop usava para expressar sua forma de arte", explicou Desuasido. "Havia o microfone, a caixa de ritmos, mas foi o prato que inventou o hip-hop… que definiu o padrão de arte e a tradição, o conjunto de habilidades, as técnicas envolvidas para você fazer de si próprio um DJ completo."

makers

Embora Desuasido tenha dito que o prato giratório está entre nós há mais de cem anos, os DJs sempre o utilizaram da mesma maneira. É por isso que o Thud Rumble está voltado para inovar com o uso da tecnologia.

A primeira missão do grupo: transformar a configuração do prato giratório.

"Acho que todo mundo tem uma relação subconsciente com o prato giratório", disse Desuasido. "Por esse motivo, continuamos a projetar mais pratos giratórios que se encaixem nos sonhos dos meninos de hoje, continuamos a atualizá-los com algo que ainda seja fascinante no disco analógico; e ele toca e pode gravar qualquer coisa que se queira." 

Utilizando a tecnologia Intel Edison, o Thud Rumble experimentou a integração do poder da computação ao prato giratório e a outros equipamentos para DJs.

O resultado é um prato giratório portátil, preparado para Wi-Fi, que permite aos DJs ter acesso a novos sons e fazer a mágica musical que todo profissional está tentando alcançar.

Screen Shot 2015-06-04 at 11.12.54

"Ele deve rodar em todos os softwares para DJ que se possa imaginar. Ele pode fazer remotamente com software tudo ao que se destina, sem precisar desligar-se dele", disse Desuasido, explicando que a tecnologia integra recursos de computação ao mixer do prato giratório, permitindo aos DJs criar sem estar conectados aos seus notebooks. Essa configuração reformulada confere aos DJs uma nova interface para a criação do seu trabalho.

"Vamos colocar toda a computação de que você necessita em seus mixers, caixas de ritmos e teclados de sintetizadores", prosseguiu Desuasido. "Tudo o que você precisava para que ele trabalhasse de forma independente, você poderá fazer imediatamente."

Embora este seja um importante feito tecnológico, esses pratos giratórios experimentais modificados são exatamente o tipo de inovação que mantém a música atualizada e na vanguarda. Desuasido acha isso particularmente engraçado, chamando a atenção para a ironia de uma nova interface para DJs ser o resultado de uma tecnologia que recebeu o nome de um homem que inventava constantemente — e com frequência errava.

"Thomas Edison fracassou mais do que acertou e foram aquelas preciosidades que deram certo que realmente mudaram a humanidade, certo?" completou Desuasido. "O módulo Intel Edison é apenas uma homenagem ao inventor e aos acidentes mais felizes que possam acontecer depois deste."

 

Participe do Movimento de Criadores!

 

Nota do Editor: Nesta série Experimente o Incrível , a iQ explora de que modo a tecnologia da computação inside habilita experiências surpreendentes. Examinamos como a tecnologia da computação aciona novas experiências e descobertas em ciência, o movimento de criadores, moda, esportes e entretenimento. Para saber mais sobre a tecnologia por trás dessas histórias, visite Experimente o Incrível.

Compartilhe esse artigo

Tópicos relacionados

Entretenimento

Leia também

Read Full Story